Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O ID, O EGO E O SUPEREGO




Segundo Sigmund Freud:
Não há nenhuma descontinuidade na vida mental do ser humano. O mesmo afirma que nada acontece por acaso, principalmente os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, para cada ação.
Toda a ação que envolve o ser humano no que tange a sua personalidade é determinada por uma seqüência de fatos “conscientes” ou “inconscientes” que os sucederam. Portanto, deu-se início a uma série de pesquisas para explicar o “eu”, os elos ocultos que ligavam uma pessoa à sua personalidade, um evento consciente a outro.
Segundo seus estudos, o consciente é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo que está ciente num dado momento.
No inconsciente estão elementos não instintivos não acessíveis a consciência, os quais influenciam no comportamento humano de forma indireta. Há uma vivacidade e imediatismo por parte do inconsciente. Para Freud, a maior parte do consciente é inconsciente e partindo desta premissa, ele criou a “estrutura da personalidade” ou “aparelho psíquico” O aparelho psíquico se forma totalmente a partir da concepção do ser humano, possuindo registros minêmicos (energia psíquica, choque, susto, alegria, tristeza). E o dividiu em três básicos estruturais da psique: O Id, o Ego e o Superego.
O Id contém tudo que é herdado, tudo que se acha presente no nascimento e na constituição da vida, acima de tudo os instintos que se manifestam na vida os quais se denominam Organização Somática e encontram expressão psíquica sob formas que nos são desconhecidas. O id é a estrutura da personalidade original, básica e central do ser humano.
Parte do aparelho psíquico está em contato com a realidade externa o qual se denomina O Ego. À medida que a pessoa vai tomando consciência da sua própria identidade, vai se formando o ego. A pessoa vai aprendendo a conviver com as exigências do aparelho psíquico. Ela estabelece uma conexão entre a percepção sensorial e a ação muscular, ou seja, comanda o movimento voluntário.
Quanto à estrutura do Superego, desenvolve-se a partir do Ego. Atua como juiz ou sensor das atividades e pensamentos do Ego. É o depósito dos códigos morais e intelectuais do indivíduo, conduta e dos parâmetros que constituem as inibições da personalidade. A formação de ideais do Superego está ligada à seu próprio desenvolvimento.

Conclusão:

Com estes estudos, Sigmund Freud quer nos mostrar o quanto é difícil compreender a pessoa humana em diferentes culturas da sociedade e etapas da sua vida e o quanto a pessoa humana é vulnerável a diversas situações que o sistema social lhe impõe sobre toda a sua vida. O autor da frase “no mundo nada se cria, tudo se transforma”, está nos alertando também que o homem faz parte desta transformação e que a sua personalidade independe de sua vontade. Que ele, como tudo que o rodeia, está em constante transformação e que o ser humano deve viver aprendendo a conhecer-se mais, conforme nos diz o famoso pensador Sócrates que nos diz: “Conheça a ti mesmo”. Este conhecimento deve ser pragmático e coerente, o indivíduo deve conhecer-se de forma a tentar sempre mudar as suas fundamentais transformações sempre de forma a satisfazer-se a si e a sociedade ao seu redor.
É importante salientar que após estes estudos, sejamos mais profundos na avaliação de nossos irmãos quando estes nos procuram para auxiliá-los. Nós acabamos por compreender melhor os nossos irmãos e principalmente a conviver com as indiferenças que os envolvem e muitas vezes em nós mesmos. Temos a obrigação como cristãos, compreender isto, não só pela fé que nos leva a caridade, mas, pela simples compreensão do homem e do dom maior de Deus, a vida.

Um comentário:

  1. Olá,
    A paz de Cristo esteja contigo ..
    Obrigado pelo comentário em meu blog :)
    fico contente em saber que existe alguem que visita (=

    se tiver msn , me adicione

    fabuloosodestino@hotmail.com

    Um beijo e fica com Deus e com Nossa Senhora =*

    ResponderExcluir

Seja bem vindo caro amigo, ao fazer seus comentários eu peço por gentileza que modere seus comentários no que se refere a comentários pesados que não se encaixam a proposta deste blog, que é levar uma palavra de vida e salvação a toda a humanidade.
A PAZ DE CRISTO ESTEJA CONTIGO!