Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

SER CATEQUISTA




Tem como principal atividade, desenvolver a fé cristã e a evangelização, transmitindo a palavra de pessoa a pessoa. O catequista é um missionário da palavra por excelência, de geração em geração.
O catequista questiona sempre o sentido da vida; baseando-se sempre na missão do Cristo ressuscitado e de seus ensinamentos, ou seja, Salvar anunciando as maravilhas de Deus. (Mt.1,21); instaurar o Reino de Deus, anunciar Jesus Cristo, “Palavra no meio de nós”.(Lc.2,49).
A Catequese têm por objetivo ensinar e guiar as pessoas na doutrina da Igreja e os seus mandamentos. “Deixar ecoar” a palavra de Deus nos corações que é o caminho da verdadeira fé que leva ao Pai criador. Ensinar a viver de uma nova maneira, se colocando na presença do verdadeiro Cristo ressuscitado e anunciando a sua verdade.(Mc.16,5). É utilizada como educação de fé às crianças, jovens e adultos tendo como tema central: “Jesus Cristo Palavra Viva no meio de nós”.
A espiritualidade do catequista é a capacidade que ele tem de entrar em sintonia com Deus e consigo mesmo, numa relação de amizade de bons amigos. O Espírito Santo é que fará com que a palavra seja devidamente anunciada. Anunciar com fé a palavra de Deus é acreditar na ressurreição do Cristo e proclamar essa verdade de fé.
Ter relação eclesial com a Igreja e seus mistérios, tendo a comunidade participação ativa, testemunhando aquilo que acredita e vivenciando a ‘Boa Nova’ de Jesus Cristo, comunicando o amor, a partilha, a disponibilidade,e este deve ser apaixonado por tudo isso.
Anunciar a Palavra à comunidade com alegria e esperança, bem como no sofrimento, relacionando a relevância da fé mariana na vinda do salvador. A amizade perpétua com a Eucaristia. Sem ela não há nada, é o Ato Central da fé e de toda a vida Cristã, sem a Eucaristia não temos força para anunciar a Luz. Se vivermos tudo isso, seremos pessoas realizadas em todos os mistérios da palavra. Ela própria preencherá e centralizará os seus mistérios à Luz de Jesus Cristo.
O catequista irá sempre questionar aos catequizandos: Quem é Jesus para nós?
Nós somos seguidores de uma pessoa concreta e essa pessoa é Jesus. De um Jesus que se fez homem e que ressuscitou e que está no meio de nós. Somos chamados a sermos apaixonados por Jesus Cristo nosso Salvador e Senhor.
Qual a missão de Jesus? Anunciar a “Boa Nova”, proclamar o Reino de Deus, curar os doentes; e esta também é obrigação de todos os discípulos. Com a palavra de Deus, denunciar todas as injustiças ao anunciá-la.
Quem é o Deus de Jesus Cristo? Temos medo do amor de Deus porque nós não o compreendemos, por causa também do sofrimento. O Deus de Jesus Cristo é o Deus concreto; O Deus da misericórdia e do amor gratuito.
A atitude do catequista é o acolhimento, com gratuidade e amor. Agir com as mesmas atitudes de Jesus Cristo, lembrar sempre que Deus nos amou primeiro em Cristo, desde toda eternidade e seu amor permanece para sempre. O discípulo é um semeador incansável e permanente da palavra. Ele é chamado a observar a palavra da seringueira e a questionar sempre o sentido da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo caro amigo, ao fazer seus comentários eu peço por gentileza que modere seus comentários no que se refere a comentários pesados que não se encaixam a proposta deste blog, que é levar uma palavra de vida e salvação a toda a humanidade.
A PAZ DE CRISTO ESTEJA CONTIGO!